Correio Popular Notícia





Nazif assina acordo com Ministério da Ciência

Data da notícia: 10/07/2014
Foto:

(Da Redação) O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, assinou na manhã desta quarta-feira (09) o Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério da Ciência e Tecnologia para a implantação da Rede Metropolitana Comunitária de Educação e Pesquisa no município de Porto Velho. Para firmar a parceria entre os dois órgãos, assinou em nome do Ministério, o coordenador administrativo do Ponto de Presença da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa em Rondônia, André Freitas.

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20140710-131.jpg[/IMG] Entre os representantes de órgãos municipais presentes na cerimônia realizada no Palácio Tancredo Neves, estavam Jorge Elarrat, secretário de Planejamento, Francisca das Chagas, secretária de Educação, Domingos Sávio, secretário de Saúde, José Raimundo, adjunto da secretaria de Administração, e o presidente do IPAM, José Carlos Couri.
Entre os principais benefícios que a parceria promoverá, está a ampliação da rede de fibra ótica do município dos 37 quilômetros atuais para mais de 100 quilômetros, e a economia de recursos financeiros destinados a manutenção dessa rede. Nazif destacou as melhorias que a parceria promoverá em vários serviços disponibilizados pela prefeitura para a população. ?Vamos interligar os sistemas de saúde, educação e administração da prefeitura o que vai agilizar muitos serviços prestados. Também já temos um projeto em andamento para termos a cidade digital em Porto Velho e oferecermos internet gratuita para toda a população. Essa rede contribuirá também nesse projeto?, explicou Mauro Nazif.
André Freitas também enfatizou o quanto a parceria poderá beneficiar a população. ?A partir de agora Porto Velho terá acesso a programas como o Mais Educação, o Tele Medicina e o Tele Saúde, que preveem o uso de transmissão de dados via internet para promover capacitação profissional, ampliação e agilidade no serviço de diagnósticos médicos, por exemplo?, acrescentou.
Além do avanço tecnológico que essa parceria promoverá no processo de armazenamento e transmissão de dados do município, Rouberval Oliveira, autor do projeto para implantação da rede e analista de projetos do Departamento de Recursos em Tecnologia da Informação da Secretaria Municipal de Administração (Semad), destacou também a economia de recursos financeiros. Segundo ele, em 2009, o gasto do município com a terceirização desses serviços através da contratação de empresas privadas era de mais de R$ 1 milhão por ano.

ECONOMIA - Após a implantação da primeira fase da rede de fibra ótica do município, que hoje é de 37 quilômetros, o gasto caiu para aproximadamente R$ 300 mil por ano e em 2015 poderá diminuir para a metade desse valor. ?E com a parceria que firmaremos também com outros órgãos que já fazem parte da rede como com a Universidade Federal de Rondônia, o Sipam e órgãos do Governo Estadual, também poderemos oferecer internet gratuita e mais ágil em órgãos municipais como a Secretaria de Educação e a Secretaria de Saúde?, acrescentou. Com informações da Assessoria.

Fonte:






Noticia vista 1745 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.